QUAL CONCEITO DE HIPOCRISIA E POR QUE ELA PODE SER PREJUDICIAL PARA O NOSSO CRESCIMENTO?

A palavra hipocrisia vem do latim hypocrisis, uma expressão usada para se referir ao fingimento que faz parte da arte de atuar. Com o tempo, passou a designar pessoas que fingem comportamentos na vida real. Hoje, é considerado hipócrita aquele que demonstra uma coisa quando, na realidade, pensa e sente de maneira totalmente diferente.

Neste artigo falaremos sobre o quanto a hipocrisia pode ser prejudicial. Continue lendo e entenda.

O que é a Hipocrisia?

Uma pessoa hipócrita é aquela que tem um comportamento contraditório. Basicamente, significa exigir do outro aquilo que não oferece a ele, como respeito, lealdade, consideração. Essa atitude mostra que o indivíduo se coloca como superior, acima de todas as regras, e que se sente no direito de querer ser respeitado sem respeitar.

A hipocrisia está presente na sociedade das mais diversas maneiras e devemos nos manter atentos para evitar sermos vítimas dela. Para isso, precisamos nos manter atentos em relação a quem confiamos e, também, sobre nosso próprio comportamento, para evitar que sejamos incoerentes em relação ao que falamos e fazemos.

Como a hipocrisia pode ser prejudicial para o nosso crescimento?

Agora que já entendeu melhor o que é hipocrisia, responda: conseguiria confiar em alguém assim, que diz algo e age de forma completamente diferente? Provavelmente não, porque a confiança é conquistada na base da verdade, é ela que nos fazer sentir seguros em relação às outras pessoas.

Outro fator prejudicial diz respeito ao relacionamento do indivíduo consigo mesmo. O fato de ele ser incoerente em suas palavras, pensamentos e atitudes o torna confuso, distante de sua verdadeira essência, o que é um terreno fértil para escolhas ruins, arrependimentos e incertezas.

O melhor caminho, por mais que muitas vezes seja mais longo, é o de ser você mesmo e arcar com as consequências disso. É preciso agir de acordo com o que acredita e buscar aquilo que deseja para a sua vida, sempre respeitando os seus valores, mesmo que isso faça com que perca certas vantagens. Ninguém perde por ser honesto, consigo e com os outros, esse é o caminho para a liberdade.

Principais características das pessoas hipócritas

Já sabemos que um hipócrita finge ser algo que não é para alcançar seus objetivos, mas, por que ele faz isso? Veja as principais características desse comportamento e descubra.

Não têm coerência entre o que dizem e fazem

Essa é a característica mais marcante de um hipócrita, é bem comum vê-lo fazendo discursos sobre temas ligados à moral e, em seguida, descobrir que o próprio não cumpre o que está pregando.

Acreditam que as regras só se aplicam aos outros

Por se acharem acima dos demais, os hipócritas pensam que não precisam seguir regras, sejam as de convívio social ou, até mesmo, leis. Fazem o que bem entendem, buscando se dar bem sem se preocupar com os outros.

Terceirizam a culpa pelos seus erros

Os hipócritas não assumem seus erros, eles apontam culpados. Se fazem uma cena de ciúme, por exemplo, dizem que a responsabilidade é da pessoa que causou aquele sentimento e não deles mesmos.

Não admitem que apontem seus erros

Por conta de seu ar de superioridade, os hipócritas não admitem que terceiros apontem as suas falhas. Se alguém faz isso, dão um jeito de inverter a situação para continuarem passando como inocentes.

Têm desculpas para tudo

Para fugirem da responsabilidade por suas ações, os hipócritas têm sempre uma desculpa para tudo. Muitas dessas desculpas são descabidas, mas eles falam com tanta certeza que algumas pessoas acabam acreditando.

7 Dicas para evitar agir com hipocrisia

A hipocrisia é uma postura a ser evitada, mas é importante dizer que todos estão sujeitos a serem hipócritas em algumas situações. Então, para evitar que isso aconteça, é necessário se manter atento para buscar a coerência entre o que faz e o que exige das outras pessoas.

1 – Se conhecer

O primeiro passo para evitar agir com hipocrisia é se conhecer, porque é assim que saberá quem você é de verdade para basear as suas atitudes, falas e pensamentos. Lembrando que esse é um processo que irá durar toda a sua vida, afinal, o ser humano está em constante transformação e o autoconhecimento deve acompanhar isso.

2 – Ter empatia pelos outros

Se existe algo que um hipócrita não faz é se colocar no lugar do outro, afinal, se o fizesse, provavelmente não agiria da mesma maneira, se colocando como superior e enganando as pessoas. Enquanto você tiver a empatia como um valor forte em seu comportamento, a hipocrisia estará longe das suas atitudes.

3 – Prezar sempre pela verdade

Independentemente do que aconteça, preze sempre pela verdade. Mesmo que seja doloroso encarar a realidade, essa é sempre a melhor escolha a se fazer. O fingimento pode até trazer certas vantagens no curto prazo, mas não se sustenta e pode gerar problemas mais sérios no futuro.

4 – Assumir as consequências dos seus erros

Todo ser humano está sujeito a falhar, ninguém tem como fugir disso. É claro que devemos buscar sempre agir da melhor maneira possível, mas, se algo sair diferente do esperado, é preciso encarar a realidade com a cabeça erguida. Caso tenha magoado ou prejudicado alguém, peça desculpas, faça o que puder para consertar sua falha. Saiba que essa é uma atitude digna e honesta, de alguém que não é hipócrita.

5 – Reconhecer que não é melhor do que os outros

Cada indivíduo é único e possui suas características, mas, ao mesmo tempo, todos são iguais como seres humanos, ninguém é mais ou menos digno de respeito que os outros. Tenha isso sempre em mente, em qualquer situação, assim, evitará agir como os hipócritas, que se colocam acima dos demais.

6 – Evitar ficar perto de pessoas hipócritas

Já dizia o ditado “diga-me com quem andas que te direi quem és”. A ideia apresentada por ele é que somos naturalmente influenciados por aqueles com os quais convivemos. Por mais que cada um tenha a sua personalidade, com o tempo, é natural acabar “imitando” as atitudes das pessoas ao nosso redor. Dessa forma, para evitar naturalizar comportamentos hipócritas, o melhor a fazer é se manter afastado.

7 – Batalhar por suas conquistas sem desejar o que é do outro

Ao iniciar sua jornada de autoconhecimento, você irá descobrir quais são os seus sonhos e poderá, então, transformá-los em objetivos e metas. Fazendo isso, irá manter o foco nos seus próprios desejos, evitando, por exemplo, invejar o que é do outro ou querer ter o que ele tem apenas para se encaixar. Se conheça e se liberte das pressões externas, permitindo-se ser você.